03/03/2008

(Auto)Crítica


Comentários da autora sobre as matérias anteriores


Conforme sugere por C. Killian a respeito dos processos de produção no jornalismo on line, pode-se observar que a primeira versão da matéria cumpre as etapas de pesquisa, organização lógica das informações, redação, edição e revisão. Quanto à última etapa - design - não houve cuidado suficiente. Apesar do texto não ser longo, faltam "quebras" ou imagens que favoreçam a leitura e atraiam a atenção do leitor.
Com relação aos princípios de redação para jornalismo on line nota-se que o texto não possui recursos multimídia que complementem a informação, bem como não foi associado a nenhuma outra informação por meio de hipertextos, estando, por tanto "avulso" na rede.
Pode-se considerar ainda que as idéias contidas na matéria estejam corretamente expressas do ponto de vista de aspectos como clareza, coerência, objetividade e correção.

Baseado nesta análise, a segunda versão do texto recebeu uma linha de apoio, já que o título é pouco sugestivo para quem não conhece o contexto. Preferi não eliminar a expressão, mantendo um título, no mínimo, curioso, visto que não se trata de uma matéria factual. Foram acrescentados também hipertextos - sem grandes exageros pois não vi necessidade - e uma imagem. Gostei da capacidade sugestiva da foto, com vários indivíduos "iguais" em volta do jornal que representa o trabalho. Acredito que através dela seja possível se entender uma idéia de uma certa competição. Salvo essas alterações, a estrutura original do texto foi praticamente mantida.

Nenhum comentário: