08/05/2008

Chapa 1 vence eleições do Diretório Acadêmico da Comunicação na UCPel

A chapa 1 - MovimentAÇÃO, encabeçada pela aluna Reizel Cardoso, do 7º semestre do curso de Jornalismo, venceu hoje as eleições que definiram a nova gestão que irá representar os estudantes dos cursos de Comunicação Social (habilitações em Jornalismo e Publicidade), Design de Moda e Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) até maio de 2008.

A disputa foi uma das mais acirradas dos últimos pleitos e foi decidida por uma diferença de apenas 16 votos: 156 contra 141 contabilizados para a chapa 2 - A diferença é o que nos UNE.

A campanha pelo voto nulo, liderada por alunos que protestaram lançando uma "chapa alternativa" - que não estava concorrendo -, conquistou apenas 3 votos - número inferior, inclusive, à quantidade de alunos que propagandeavam na boca de urna com cartazes e oralmente pelos corredores o slogan "vote chapa 3 e beba os R$ 500". O valor é uma alusão ao montante estimado do caixa do Diretório Acadêmico atualmente.

A votação que começou às 18h, foi encerrada pouco antes das 22h. O resultado da apuração foi anunciado cerca de meia hora depois. Participaram do pleito, segundo a comissão eleitoral, 300 estudantes dos 534 alunos aptos a votar entre os quatro cursos envolvidos.

A abstenção foi considerada pequena frente à grande mobilização daqueles que participaram. O professor e diretor do Centro de Educação e Comunicação Jairo Sanguiné Júnior, destacou o grande interesse dos estudantes. Segundo ele a eleição serve de exemplo para os demais cursos da Universidade, cujas eleições dos respectivos diretórios acadêmicos não costumam despertar tanto interesse por parte dos estudantes. "Fico orgulhoso, e ao mesmo tempo acho fundamental esse momento de retomada, não só do movimento estudantil como da própria mobilização dos estudantes em defesa de sua representatividade dentro da Universidade", enfatizou.

Eles preferiram os veteranos

Ao contrário do que se poderia esperar, a exemplo de eleições anteriores em que houve duas chapas, e apesar da maioria dos eleitos pertencer ao curso de Jornalismo, dessa vez, a rivalidade não dividiu o Campus entre jornalistas e publicitários, e sim entre calouros e veteranos. Com a vitória da chapa 1, o pleito acabou reelegendo boa parte dos alunos que já atuavam no D.A na gestão eleita ano passado, e assim mantém boa parte do grupo líder, com algumas trocas de cargos. Juliana Recart por exemplo, que era a presidente, agora ocupa o cargo de primeira secretária.

Por outro lado, na chapa 2, metade dos canditatos aos principais cargos ainda estavam na primeira metade do curso, inclusive o candidato a presidente, Ricardo Rojas, do terceiro semestre.

Apesar de ambas as chapas defenderem a maior integração entre os cursos que dividem o Campus, especialmente com os recém-criados Design de Moda e Produção Fonográfica, nenhuma das duas apresentou candidatos desses dois cursos para ocupar cargos .
Proporcional minoria, os estudantes de Moda e Produção Fonográfica tiveram uma discreta participação no pleito, das campanhas à votação.

Entre as principais propostas da chapa vencedora estão a mobilização para arrecadação financeira em prol de incentivos a atividades de interesse dos estudantes, o apoio e a promoção de atividades culturais, palestras e eventos voltados para a formação política e a luta por melhorias na infra-estrutura da Universidade.

Quem foi eleito

PRESIDENTE
Reizel Cardoso - 7º semestre / Jornalismo

VICE
Vanessa Silveira -6º semestre / Jornalismo

1ª SECRETÁRIA
Juliana Recart - 7º semestre / Jornalismo

2ª SECRETÁRIA
Ediane Oliveira - 5º semestre / Jornalismo

1º TESOUREIRO
Juliano Lima - 5º semestre / Publicidade e Propaganda

2º TESOUREIRO
Eduardo Menezes - 6º semestre / Jornalismo


Nenhum comentário: