15/05/2008

Heurísticas

Análise heurística do blog da Maratona de Cinema da Z-3

Esta análise usa como base as 10 heurísticas propostas por Cláudia Dias e na adaptação das 10 heurísticas de Nielsen proposta por Frederick van Amstel. Apesar de se tratar de um blog - que por ser blog, e ainda por cima "pré-fabricado" (fundamentado em um modelo de html), tem características de formato pouco flexíveis - quando aplicadas, as heurísticas puderam demonstrar alguns aspectos sobre sua funcionalidade.

Confira o que foi observado:

1. Sobre a visibilidade e o reconhecimento do estado ou contexto atual, e condução do usuário

Com a utilização do recurso de "adicionar html" foi possível criar campos na lateral esquerda do blog que levam objetivamente aos posts mais importantes. Assim, no topo da barra lateral dos links respondem diretamente à pergunta "O que é a Maratona" e também informa, de maneira bastante utilitária, a "programação".

Em qualquer estágio de navegação - exceto nas janelas de comentários, que são do tipo pop-out - o internauta tem a possibilidade de retorno à página inicial (última atualização do blog) clicando sobre o cabeçalho, que serve como link "home".

O mesmo cabeçalho, e o título de cada post, indicam permanentemente ao usuário sua localização, enquanto os hiperlinks - que aparecem em destaque, sugerem ao leitor as possibilidades de leituras paralelas, co-relacionadas com o conteúdo que ele está acessando no momento.

Na barra lateral encontram-se também links que levam aos sites dos apoiadores culturais, e outros ainda que conduzem a informações anexas à Maratona, como o site que disponibiliza os horários de ônibus para chegar a Z-3, a previsão do tempo (que foi especialmente importante nos dias do evento e serviu para encorajar visitantes pela não-previsão de chuva), o mapa da Z-3 e adjacências, e também os perfis apêndices da Maratona na Internet: Twitter, Orkut e Flickr.

Para situar o internauta, dentro das possibilidades do formato blog, no blogspot, foram criadas tags. As tags são palavras-chave. Cada post está relacionado com pelo menos uma tag, mas também pode ser classificado em mais de uma dessas sub-categorias do blog.

As tags foram a alternativa escolhida para potencializar a funcionabilidade do blog e ajudar o internauta a ter uma visão global de todos os conteúdos que podem ser encontrados neste endereço. Por isso, as palavras foram cuidadosamente escolhidas de forma a indicarem, da forma mais objetiva possível, os conteúdos aos quais se relacionam.


2. Sobre o projeto estético e minimalista

Esteticamente, o design do blog valoriza as referências da identidade visual do projeto, criada pela Agente - Agência de Publicidade da UCPel - reforçada pelos tipos e cores, além da própria ilustração no cabeçalho.

O formato se aproveita do contraste entre o branco e o vermelho para manter a página bastante clara, e com pouco "peso".

A maior faixa vertical, a da direita, é dedicada aos conteúdos, enquanto a mais estreita, situada à esquerda, destina-se à navegação e a informações objetivas (links estruturais).

Raros textos das postagens ultrapassam a medida de uma rolagem, e os conteúdos, apesar da disposição vertical e contínua - característica dos blogs - são agrupados conforme temas através das tags, como já foi explicado. As postagens são organizadas conforme título e subtítulos, e seus elementos diagramados conforme uma disposição "escaneável".

A publicidade dos apoiadores culturais possui espaço nitidamente delimitado.


3 e 4. Quanto ao controle do usuário e quanto à flexibilidade e eficiência de uso

Por se tratar de um blog, o espaço virtual da Maratona de Cinema possui uma navegação bastante simples, facilitada pela forma como ele foi adequado às necessidades impostas pelo tipo de conteúdo que ele abrange.


5. Prevenção de erros

Todos os recursos adicionais incluídos ao modelo original utilizado como base na estruturação do blog foram testados, especialmente links externos. Atualmente, estão desabilitados os recursos de arquivos para download direto, pois os mesmos "expiraram" do servidor. No entanto, o usuário ainda tem a possibilidade de baixar os arquivos através do RapidShare.


6. Consistência

Os conteúdos presentes no blog, apesar de diversificados, possuem visivelmente certos critérios de padronização. Com relação à interface, não se aplica uma análise mais aprofundada por se tratar de um blog, formatado verticalmente, e não com páginas e sub-páginas. O formato linear, no entanto, apenas condiciona a navegação, reduzindo, de certa forma, suas possibilidades, mas não impede uma leitura multilinear.


7. Compatibilidade com o contexto

Identificado com a cultura, com a ação comunitária e com a Sétima Arte, o blog traz conteúdos compatíveis e de forma acessível a seu público. O formato e a identidade visual de todo o projeto são facilmente associados a essas idéias. Além disso, a linguagem empregada é simples, eventualmente técnica e teórica (quando isto se faz necessário, por se tratar de um projeto acadêmico), mas ainda assim de fácil entendimento, até pela colocação oportuna de hiperlinks que levam o leitor a outros conteúdos, que podem possibilitar uma maior compreensão dos assuntos.


Links relacionados:
Heurísticas para avaliação de usabilidade de portais corporativos
As 10 heurísticas de Nielsen
Card-sorting
What We Saw When We Looked Through Their Eyes

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