26/05/2008

Sete Imagens estréia nesta quinta, no Sete - PROVA

Em cartaz nesta quinta-feira (29), no Theatro Sete de Abril o curta-metragem Moviola Imagens, uma produção intependente da Moviola Filmes.

A sessão marca a estréia do projeto Sete Imagens, da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que passa a integrar o calendário permanente de atrações do Theatro, a exemplo dos já cativos do público pelotense Sete ao Entardecer e Cena Literária, e, assim como estes, tem entrada franca e mantém o tradicional horário dos happy hours culturais: começa às 18h30.

Até novembro, serão sete edições do projeto, com a exibição de um curta-metragem cada, sempre em uma quinta-feira de cada mês. Após a apreciação dos filmes, serão promovidos debates temáticos com convidados. O tema desta primeira sessão será o "cinema independente".


Projeto de retomada?

O edital, que já selecionou as produções contempladas, é restrito a produções locais, mas não excluiu nenhum tipo de formato audiovisual, sendo aceitos, até mesmo, vídeos gravados em suportes amadores e alternativos, como câmeras digitais e celulares. "Esse é o grande barato do projeto: qualquer pessoa pode participar, e criar, a partir do cotidiano da nossa cidade, alguma coisa interessante", diz o professor da Universidade Católica de Pelotas Michael Kerr, um dos integrantes da comissão que formatou o projeto, junto com representantes da Secult, do Theatro, do Cefet e do curso de Cinema e Animação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Além de ser, possivelmente, um grande impulso para a produção audiovisual local e um incentivo à formação, ou reestruturação, das platéias de cinema cada vez mais escassas diante do encolhimento das salas de exibição, a sessão extraordinária representa um nostálgico retrospecto aos tempos em que, mais que um teatro, o Sete de Abril era um dos principais "cinetheatros" do tradicional circuito de Pelotas, junto com os memoráveis Cine Capitólio, Apolo, Tabajara, Rei, Fragata, Avenida e Guarany. E lá se vão quase três décadas desde que o último bang-bang italiano entrou em cartaz, no tempo em que os pelotenses pagavam mil réis pela poltrona para assistir as sessões contínuas, que começavam pelos cinejornais, "das 15h em diante", como consta em anúncios da época.

A partir dessa história, o vídeo da produtora Moviola (do filme Katanga´s Bar) que será exibido nesta quinta faz um levantamento histórico dessa tradição cinematográfica, quase esquecida, de Pelotas, que ainda paira sob as sombras dos antigos casarões que um dia já foram movimentados templos da Sétima Arte. "Moviola Imagens é vídeo experimental que foi criado especialmente para o Sete Imagens, com uma abordagem poética sobre as cada vez mais raras salas de exibição em Pelotas", disse a diretora da produção e professora do curso de Cinema da UFPel, Cíntia Langie.


Links relacionados:
Sétima Arte de volta ao Sete de Abril

Nenhum comentário: